Há diversas atividades de interface dos discentes e docentes do PPGCAL com a educação básica, com destaque para o planejamento e execução de grupos de trabalho, visitas demonstrativas ou cursos de curta duração, com ênfase no funcionamento e aplicações dos conteúdos específicos da Ciência de Alimentos, dirigidos para professores e discentes do ensino médio e fundamental.
Essas atividades são altamente frequentes no âmbito do PPGCAL, pois todos os docentes permanentes possuem bolsas de produtividade FAPERJ, seja Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE, para pesquisadores com até 10 anos de doutorado; Daniel Perrone, Mariana Monteiro, Priscilla Amaral, Renata Tonon e Tatiana El-Bacha) ou Cientista do Nosso Estado (CNE, para pesquisadores com mais de 10 anos de doutorado; Alexandre Torres, Carlos Conte, Claudia Rezende, Cristina Tristão, Denise Freire, Humberto Bizzo, Lourdes Cabral, Maria Alice Zarur, Rosires Deliza e Vânia Paschoalin), as quais exigem a execução de pelo menos uma atividade anual de extensão nas escolas da rede pública de ensino. Dessa maneira, em todos os anos do quadriênio, 100% dos docentes permanentes estavam envolvidos no ensino médio ou fundamental.
Além disso, o corpo social do PPGCAL tem desenvolvido diversas atividades de integração com a sociedade, dentre as quais pode-se destacar:
- Artigos de divulgação científica publicados em jornais e revistas de grande circulação ou em periódicos voltados para esse fim, detalhados na produção bibliográfica;
- Entrevistas em rádios e televisões, direcionadas para a divulgação da ciência de alimentos;
- Textos de divulgação científica em veículos de circulação restrita, tais como aqueles veiculados na agenda anual e nos informes do Instituto de Química da UFRJ.