Egressos

Os ingressantes do PPGCAL têm formação acadêmica variada, abrangendo diversos cursos de graduação, tais como engenharia de alimentos, nutrição, medicina veterinária, biologia, farmácia, química, microbiologia, engenharia química, medicina, ciência de alimentos, biotecnologia, nanotecnologia, engenharia de bioprocessos, gastronomia, física etc. Do ponto de vista socioeconômico, dados de um levantamento realizado em 2018 mostram que 45% dos discentes se autodeclararam pardos ou pretos e que 49% têm renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Esse perfil diverso é uma das riquezas do Programa, pois proporciona um ambiente de convivência e troca de experiências entre profissionais com formação diferentes e complementares. Nesse sentido, o PPGCAL se aproveita dessa situação inicial para oferecer aos seus alunos de Mestrado e Doutorado uma formação teórica sólida e interdisciplinar, que possibilite o desenvolvimento de uma visão ampla, crítica e inovadora sobre a área de alimentos. Essa formação é fruto da qualidade acadêmico-científica e do perfil multidisciplinar do seu corpo docente, assim como da grade curricular abrangente e flexível.

Ao observarmos a atuação dos nossos egressos no mercado de trabalho (82% dos mestres e 94% dos doutores formados no quadriênio atuam na área), fica evidente que temos sido bem-sucedidos na formação dos nossos discentes. Seja no ensino e pesquisa graduados e pós-graduados ou na criação e consolidação de novos cursos de PG, tanto na UFRJ quanto em outras IES, nossos egressos têm desempenhado papel relevante no desenvolvimento da área de alimentos, fruto da formação ampla, sólida e interdisciplinar que oferecemos.

Desde a sua criação em 1999 e até dezembro de 2019, o PPGCAL titulou 338 pesquisadores, dos quais 203 mestres e 135 doutores. O acompanhamento dos nossos egressos é feito anualmente, com o intuito de mapear suas atuações no mercado de trabalho. A qualidade na formação pós-graduada de PPGCAL é evidenciada pela colocação profissional de grande parte de nossos egressos, tanto a nível estadual quanto nacional. A listagem com a atuação de todos os egressos do quadriênio atual (2012-2019) encontra-se nos links abaixo. A partir dos dados recolhidos, observa-se que 82% dos mestres e 94% dos doutores formados pelo PPGCAL atuam na área de alimentos. Dentre os egressos do Mestrado, 37% atuam como discentes de Doutorado, 10% como professores de nível superior (efetivos e temporários), 6% como bolsistas de pós- doutorado e 29% têm outras atuações diversas na área. Dentre os egressos do Doutorado, 55% atuam como professores de nível superior (efetivos e temporários), 22% como bolsistas de pós- doutorado e 17% têm outras atuações diversas na área (incluindo pesquisadores na indústria e técnicos de laboratório). Cabe destacar que 78% dos professores egressos do Doutorado exercem suas atividades em instituições públicas, tanto do estado do RJ (IFRJ, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, UNIRIO), quanto de outras regiões do país (CTEP/BA, IFAL/AL, IFBA/BA, IFSE/SE, UEFS/BA, UEPA/PA, UFBA/BA, UFMT/MT, UFRN/RN, UNIMONTES/MG).

 

Egressos Mestrado – Listagem Completa

 

 

 

 

 

 

 

Egressos Doutorado – Listagem Completa

 

 

 

 

 

 

 

Egressos do PPGCAL têm atuado nos cargos de coordenador e vice-coordenador nas duas últimas gestões (Profs. Alexandre Guedes Torres, Carlos Adam Conte Junior e Daniel Perrone Moreira) ou compõe o corpo docente (Profas. Anna Paola Pierucci, Mariana Monteiro e Melissa Gutarra). Além disso, nossos egressos têm contribuído para a criação e/ou solidificação de novos PPGs na área de alimentos do Rio de Janeiro, a saber o Mestrado Profissional do IFRJ (Profas. Luciana Cardoso Nogueira e Márcia Cristina da Silva) e o PPG na UNIRIO (Profs. Anderson Junger Teodoro, Ellen Mayra Menezes Ayres, Juliana Furtado Dias e Juliana Côrtes Nunes da Fonseca).

Cabe destacar, ainda, que alguns dos egressos do PPGCAL têm ocupado cargos administrativos de destaque em IES no RJ e até mesmo em outros estados: Prof. Anderson Junger Teodoro (ex-diretor do Instituto de Nutrição e atual diretor de pesquisa da Pró-reitoria de Pós- Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIRIO); Profas. Luciana Nogueira e Márcia da Silva (ex- coordenadoras do Mestrado Profissional do IFRJ); Profa. Alexandra Anastácio Monteiro Silva (ex- diretora do Instituto de Nutrição da UFF e pró-reitora de graduação da UFF); Profa. Flávia Bezerra (ex-diretora do Instituto de Nutrição da UERJ); Prof. Eduardo Eustáquio (vice-coordenador do PPG em Nutrição, Alimentos e Metabolismo da UFMT); Profas. Anna Paola Pierucci e Mariana Costa Monteiro (coordenadora e vice-coordenadora, respectivamente, do PPG em Nutrição da UFRJ).